Paraíba

Transparaíba entra em fase de testes e promete fim do racionamento no Curimataú

Sistema adutor beneficiará 23 cidades paraibanas e marca avanço histórico no abastecimento hídrico da região

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou os testes e o comissionamento do Ramal do Curimataú da Transparaíba, sistema adutor que levará segurança hídrica a dezenas de municípios do Curimataú e Seridó paraibanos, regiões historicamente afetadas pela seca.

Segundo o gerente regional da Cagepa Borborema, Lucílio Vieira, a obra representa um divisor de águas para a população. “Com essa obra tão sonhada, será possível tirar do racionamento cidades como Cabaceiras, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Olivedos, Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente do Seridó. Também voltaremos a abastecer Sossego”, afirmou.

A estrutura do sistema parte do açude de Boqueirão, segue até Soledade e, de lá, avança em direção ao norte do estado, até Frei Martinho, margeando as rodovias PB-177, PB-187 e BR-104. Ao todo, a adutora tem mais de 350 km de extensão e integra as cidades ao sistema da Transposição do Rio São Francisco, garantindo abastecimento sustentável e contínuo.

De acordo com o Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba, o Ramal do Curimataú beneficiará diretamente 23 municípios. A previsão é de que, em até 30 dias, a cidade de Sossego já esteja recebendo água regularmente. A segunda etapa contemplará localidades como Picuí e Frei Martinho. Até junho do próximo ano, todas as cidades atendidas deverão estar livres do racionamento.

Botão Voltar ao topo