Paraíba

João Azevêdo entrega Museu de História da Paraíba após ampla reforma no Palácio da Redenção

O governador João Azevêdo entrega, às 17h desta sexta-feira (03/10), o Museu de História da Paraíba, localizado no Palácio da Redenção, que passou por uma reforma completa em suas instalações, abrangendo mais de três mil metros quadrados.

O prédio, marco da arquitetura e da história política do Estado, foi totalmente restaurado e se torna um espaço voltado para população e turistas, pronto para apresentar os caminhos da formação política, social e cultural da Paraíba, segundo o governador.

A obra, executada pelo Governo do Estado por meio da Suplan, é a maior realizada no Palácio desde sua construção, com investimento superior a R$ 11,5 milhões, incluindo o prédio principal e o anexo, valorizando o Centro Histórico de João Pessoa.

“O museu abrigará um valioso acervo que conta a história política e cultural da Paraíba, fortalecendo o turismo e preservando a memória do Estado, em um prédio que já foi residência dos jesuítas, sede do Governo e moradia de governadores até 1971”, destacou o secretário de Cultura, Pedro Santos.

Segundo a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a grandiosidade do projeto está na complexidade da obra, que respeitou as características originais do prédio tombado como patrimônio histórico, garantindo preservação e funcionalidade como espaço público contemporâneo e museológico.

Entre os espaços revitalizados, destacam-se salas de exibição, áreas educativas, auditório, hall de entrada, pátios abertos e o mausoléu de João Pessoa, completamente integrado à visitação. Salões nobres, terraço e jardins também receberam atenção especial, preservando a identidade original do edifício e oferecendo uma experiência de imersão na história.

Botão Voltar ao topo