Lula relata três incidentes em viagens com aeronaves da FAB desde 2024
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/z/2/dWWMMqRe622pHggOhqmA/104143574.jpg)
As viagens oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram marcadas por três contratempos envolvendo aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) entre outubro de 2024 e esta semana.
O episódio mais recente ocorreu nesta quinta-feira (2), no Pará, quando uma falha no motor de um avião modelo Casa, ainda em solo, obrigou a equipe presidencial a trocar de aeronave antes do voo para Breves, na Ilha do Marajó.
Em entrevista à Rede Globo nesta sexta-feira (3), Lula relatou que todos os ocupantes precisaram desembarcar devido ao risco de incêndio:
“Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, teve um problema no motor do avião Casa, da FAB. Tenho que agradecer a Deus, porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília.”
Outros episódios
Em março de 2025, outro contratempo foi registrado: a aeronave presidencial precisou arremeter durante tentativa de pouso em Sorocaba (SP), por conta de ventos fortes. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a manobra foi realizada por segurança e é considerada padrão na aviação. No voo estavam também os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho).
Já em outubro de 2024, uma pane no avião presidencial obrigou Lula e sua comitiva a permanecerem quase cinco horas em voo sobre a Cidade do México para consumir combustível e garantir um pouso seguro.
Foto: Infoglobo