Operação Proteção: Forças de Segurança da Paraíba miram facções em Santa Luzia e João Pessoa

As Forças de Segurança da Paraíba deflagraram, nas primeiras horas desta quinta-feira (2), a Operação Proteção, com o objetivo de desarticular duas facções criminosas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas e armas em Santa Luzia, no Sertão do estado.
A ação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão em Santa Luzia e João Pessoa.
A ofensiva foi coordenada pela Delegacia de Santa Luzia, vinculada à 15ª Delegacia Seccional de Patos, e contou com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No total, participaram 150 policiais, incluindo equipes das delegacias de Patos, Teixeira, São Mamede, da Delegacia da Mulher, 1ª DD de Patos, 3ª Superintendência de Patos, além do 3° BPM e do 4° BBM.
Segundo o delegado Rodrigo Monteiro, a operação visa enfraquecer as organizações criminosas que atuam no município. Já o tenente-coronel Esaú destacou a importância da integração entre as forças de segurança para ampliar a capacidade de resposta contra a criminalidade e assegurar mais tranquilidade à população.
De acordo com o delegado Eduardo Luna, titular da Delegacia de Santa Luzia, as ações desta quinta-feira se concentraram nos bairros Monte e Vila. A ofensiva é desdobramento de uma investigação iniciada após operação realizada em abril deste ano, quando ocorreram prisões e apreensões de armas e drogas.
A Polícia Civil destacou que a sequência de operações tem enfraquecido as facções locais. Após a ação de abril, Santa Luzia permaneceu cinco meses sem registrar homicídios, até um assassinato em 12 de setembro, motivado por disputa entre grupos rivais e já esclarecido pelas investigações. Esta é a terceira operação contra as facções somente em 2025.