Pesquisa aponta que restrição ao uso de celulares em sala de aula aumenta atenção dos alunos

Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmam estar prestando mais atenção nas aulas após a restrição do uso de celulares dentro das escolas. O levantamento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education.
A percepção positiva é maior nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, onde 88% dos alunos relataram mais foco nas atividades. No Ensino Médio, 70% dos estudantes disseram perceber melhorias com a medida.
Bullying e comportamento
De acordo com a pesquisa, 77% dos gestores e 65% dos professores notaram diminuição do bullying virtual nas escolas. Entre os alunos, no entanto, apenas 41% confirmaram essa mudança, o que indica que parte dos conflitos pode não estar sendo reportada ou percebida.
Apesar dos avanços, o estudo apontou efeitos colaterais: 44% dos alunos afirmaram sentir mais tédio durante os intervalos e recreios, especialmente no Fundamental I (47%). Além disso, 49% dos professores relataram aumento da ansiedade entre os estudantes.
Regionalmente, o Nordeste se destacou como a região com melhores índices de avanço (87%), enquanto Centro-Oeste e Sudeste registraram os menores (82%).
Avaliações
O deputado Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, avaliou que os resultados reforçam a importância da política:
“Proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado. O resultado que vemos hoje é a confirmação de que a educação precisa ser prioridade.”
Para a presidente do Equidade.info, Claudia Costin, o cenário mostra conquistas, mas também desafios:
“A restrição foi positiva, mas sozinha não basta: as escolas precisam criar alternativas de interação e estratégias específicas para cada idade.”
Já o pesquisador Guilherme Lichand, coordenador do Equidade.info, defende que a medida deve ser acompanhada de novas práticas pedagógicas:
“Mais do que limitar o uso do telefone celular, a lei abre espaço para repensarmos como a escola se conecta com os alunos. O próximo passo é garantir a aplicação efetiva em todas as etapas.”
A lei
A proibição do uso de celulares nas escolas foi sancionada em janeiro de 2025, após aprovação no Congresso Nacional.
A pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas municipais, estaduais e privadas de todas as regiões do país, entre maio e julho de 2025.
FOTO: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL