Brasil

Após abraço na ONU, Lula e Trump devem conversar nos próximos dias

Contato entre os presidentes deve ocorrer por telefone ou videoconferência; temas comerciais estarão na pauta

Após um rápido encontro e um abraço nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump devem conversar nos próximos dias, por telefonema ou videoconferência. A informação foi confirmada nesta terça-feira (23) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista à CNN Internacional.

Segundo o chanceler, a conversa ainda está sendo articulada, e um encontro presencial é improvável devido à agenda apertada de ambos os líderes. “O presidente Lula está sempre pronto para conversar com qualquer chefe de Estado que seja do interesse do Brasil. Neste caso, isso pode acontecer por telefone ou videoconferência”, afirmou Vieira.

O ministro também destacou que o Brasil está aberto ao diálogo comercial, mas frisou que questões políticas são inegociáveis. “A única coisa que não podemos discutir é a soberania do Brasil e a independência dos Poderes”, declarou.

Em entrevista à GloboNews, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Amanda Robertson, confirmou que o governo americano está organizando o contato entre os dois presidentes e destacou o papel estratégico do Brasil nas relações comerciais bilaterais.

Trump também mencionou o encontro com Lula em seu discurso na ONU, afirmando que conversaram rapidamente e combinaram de retomar o diálogo na próxima semana.

Foto: Montagem Editoria de Arte/ O Globo

Botão Voltar ao topo