Brasil

STF analisa acusações de obstrução de Justiça contra Tarcísio de Freitas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (16) a abertura de uma petição autônoma para apurar acusações contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por possível obstrução de Justiça.

A medida atende a uma representação apresentada pelo deputado Rui Falcão (PT-SP) e foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá cinco dias para se manifestar.

Segundo a denúncia, Tarcísio teria viajado a Brasília, no início do julgamento da trama golpista no STF, para articular apoio a um projeto de anistia que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus.

Para Rui Falcão, a atuação do governador configurou uma “interferência direta” no trabalho do Judiciário, com o objetivo de enfraquecer a Corte no momento em que proferia uma decisão histórica sobre a tentativa de golpe de Estado.

Agora, caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliar se há elementos suficientes para a abertura de um inquérito contra o governador paulista.

Foto: Nelson Almeida

Botão Voltar ao topo