Hospital da FAP se torna referência em oncologia para 199 municípios da Paraíba
Instituição de Campina Grande amplia atendimentos e investe em nova estrutura de radioterapia e diagnóstico por imagem

O Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), localizado em Campina Grande, passou a ser oficialmente referência no atendimento a pacientes oncológicos de 199 municípios paraibanos. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da instituição, Derlópidas Neves, durante entrevista à Rádio Panorâmica FM, nesta terça-feira (9).
Segundo ele, apenas em 2024, a FAP realizou cerca de 158 mil atendimentos, e a expectativa é de crescimento. “Esperamos ampliar esse número em 20% em 2025, com a nova pactuação firmada com o Governo do Estado”, afirmou.
Com a mudança, a FAP passa a atender como referência para as regiões da segunda e terceira macrorregiões de saúde, que incluem Campina Grande e o Sertão paraibano.
Além da expansão no atendimento, o hospital também investe em infraestrutura. Derlópidas anunciou a instalação de um terceiro acelerador linear no setor de radioterapia, ampliando a capacidade de tratamento contra o câncer.
Outro avanço importante foi confirmado com o apoio do Ministério da Saúde, que enviará um equipamento de ressonância magnética nuclear à unidade. “O secretário Mozart Sales nos informou que o Ministério está adquirindo 40 ressonâncias para todo o país, e a FAP será contemplada”, comemorou o diretor.
Com esses investimentos, a instituição reforça seu papel estratégico no combate ao câncer na Paraíba e amplia o acesso da população a tratamentos de alta complexidade.
Foto: Codecom-CG/Arquivo