Brasil

Morre aos 75 anos a cantora Angela Ro Ro, ícone da música popular brasileira

Artista estava internada com infecção pulmonar e não resistiu a complicações. Documentário sobre sua trajetória está em fase final de produção

A cantora e compositora Angela Ro Ro faleceu na manhã desta segunda-feira (8), aos 75 anos, no Rio de Janeiro. A artista estava internada desde junho no Hospital Silvestre, onde tratava uma grave infecção pulmonar. Segundo seu advogado, Carlos Eduardo Lyrio, ela enfrentou novas complicações nos últimos dias e acabou não resistindo.

Dona de uma voz grave e marcante, Angela foi uma das artistas mais autênticas da música brasileira, misturando blues, samba-canção, bolero e rock com letras intensas, confessionais e carregadas de emoção. Nascida Angela Maria Diniz Gonsalves, recebeu o apelido de Ro Ro ainda na infância, justamente por causa da voz rouca.

Começou a estudar piano clássico aos cinco anos e iniciou a carreira profissional em bares do Rio de Janeiro. Em 1980, ganhou projeção nacional ao cantar “Amor, Meu Grande Amor”, em uma performance solo no palco do Teatro Fênix, vestida de smoking, revelando ao país uma artista que falava de sentimentos sob o ponto de vista das mulheres.

No mesmo programa, dividiu o palco com Angela Maria, em um encontro simbólico entre gerações da música nacional.

Ro Ro também ficou conhecida por sua vida pessoal intensa e falas francas sobre seus excessos. “Eu fiz a experiência de me autodestruir e não fui competente. Errei. E daí? Errei comigo”, chegou a declarar.

Entre seus sucessos marcantes, estão músicas como “Demais” em que confrontava julgamentos sociais (“Todos acham que eu falo demais, e que ando bebendo demais”) e “Escândalo”, onde cantava com ironia e dor: “O grande escândalo sou eu, aqui, só”.

Documentário em fase final

Antes de ser internada, Angela colaborava com a produção de um documentário sobre sua vida e obra. Dirigido por Liliane Mutti  responsável pelo elogiado Miúcha  A voz da bossa nova (2022)  o filme “Angela Ro Ro” está em fase final de produção, conforme antecipado pelo colunista Mauro Ferreira, do g1.

Passagem por Campina Grande

Angela Ro Ro também deixou sua marca na Paraíba. Ela se apresentou em Campina Grande, no histórico Clube dos Estudantes Universitários (CEU), localizado às margens do Açude Velho, na década de 1980.

Botão Voltar ao topo