Brasil

Moraes autoriza visita de Arthur Lira a Bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (1º) que o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde o início do mês. A visita deve ocorrer até as 18h de hoje.

O pedido foi feito pela defesa de Bolsonaro às vésperas do julgamento, na Primeira Turma do STF, que analisará a suposta participação do ex-presidente em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A prisão domiciliar de Bolsonaro inclui restrições rígidas: todas as visitas precisam de autorização judicial, com exceção de advogados e alguns familiares. Os visitantes não podem portar celular, tirar fotos ou gravar vídeos. Além disso, veículos e porta-malas passam por vistoria policial na entrada do condomínio.

Arthur Lira presidiu a Câmara entre 2021 e 2024, sendo dois anos durante o governo Bolsonaro. Após a decisão que determinou a prisão domiciliar, ele classificou as medidas como “exageradas” e defendeu que o Brasil deve “tratar melhor seus ex-presidentes”.

A partir desta terça-feira (2), o STF julgará Bolsonaro e outros sete réus. Caso seja condenado, o ex-presidente pode enfrentar pena superior a 40 anos de prisão.

Botão Voltar ao topo