Aliado de Hugo Motta, condenado por desvio de recursos, é cotado para assumir cargo na Codevasf
Fred Queiroga, indicado para superintendência na Paraíba, teve pena reduzida e ainda recorre da condenação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/z/8/0S0OQkSnKo4d5X1cu0Yw/fred-pinto.png)
Segue em alta a influência do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Brasília, circula a informação de que o parlamentar estaria prestes a emplacar um aliado político, Fred Queiroga, como superintendente estadual da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) na Paraíba.
A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo. Segundo ele, apesar da articulação política, Fred Queiroga carrega em seu histórico uma condenação judicial por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e contratos de locação.
Atualmente vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Queiroga foi inicialmente condenado a 9 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, além de 5 anos de inabilitação para cargos públicos. Em 2023, o Tribunal de Justiça da Paraíba reduziu a pena para 5 anos e 4 meses, em regime semiaberto. Embora tenha recorrido, os recursos ao STF e STJ foram rejeitados. Ainda tramitam recursos contra essas decisões.
A nomeação de Queiroga ganhou força após a saída de Irlen Guimarães, indicado anteriormente pelo senador Efraim Filho (União-PB), que passou a integrar a oposição ao governo Lula ao se aproximar do PL e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

