Convenção Nacional da Federação UP fortalece protagonismo de Efraim Filho na Paraíba

Em um movimento de articulação política de bastidores, o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) saiu fortalecido nesta terça-feira (19), durante a Convenção Nacional da Federação União Progressista (UP), realizada em Brasília.
O encontro oficializou a criação de um dos maiores blocos partidários do país e definiu que situações de impasse nos estados — como o caso da Paraíba, considerado um dos mais complexos — só deverão ser resolvidas em abril de 2026.
A decisão valida integralmente a tese defendida por Efraim desde a formação da federação, em abril deste ano.
“Sempre advoguei na defesa de que o comando deve ser estabelecido a partir da força política real de cada liderança, avaliada no tempo certo e, além do regional, no cenário nacional. Por isso, hoje celebro essas definições”, afirmou o senador.
Com o alinhamento político, Efraim consolida seu papel de liderança dentro da oposição na Paraíba, aproximando grupos da direita e centro-direita, em sintonia com lideranças nacionais da Federação UP. O senador já atua em conjunto com o presidente estadual do PL, Marcelo Queiroga, em busca de um projeto unificado para 2026.
A articulação desmoraliza o grupo do deputado Agnaldo Ribeiro (PP), que vinha antecipando vitórias não confirmadas, e reforça a “musculatura política” de Efraim no cenário estadual.