Campina Grande

Campina Grande inicia campanha de vacinação em creches para alcançar mais de 6 mil crianças

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (19), às 14h, a campanha de vacinação em creches públicas do município. A primeira unidade contemplada foi a Creche Célia Márcia Cirne, no bairro José Pinheiro, que atende 196 crianças.

A ação, conduzida pela Coordenação Municipal de Imunização em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde Antônio Arruda, tem caráter de busca ativa vacinal. O objetivo é atualizar a situação vacinal das crianças e ampliar as coberturas no município.

Segundo a coordenadora de Imunização, Samira Luna, a campanha abrangerá 43 creches municipais e uma da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com meta de alcançar 6.689 crianças até o dia 5 de novembro.

“O objetivo deste projeto é melhorar as coberturas vacinais no âmbito municipal e proteger as nossas crianças das doenças imunopreveníveis. Durante a intensificação das ações, mais de 6 mil crianças terão sua situação vacinal analisada e, com a autorização dos responsáveis, poderão atualizar o calendário de rotina conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirmou Samira.

A iniciativa envolve parceria intersetorial entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, além da UFCG.

Vacina contra o sarampo

A campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, que está disponível para:

  • Crianças a partir de 12 meses;
  • Adolescentes e adultos até 59 anos;
  • Todos os trabalhadores da saúde, independentemente da idade.

A proteção é feita por meio das vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (que também protege contra a catapora).

O esquema vacinal recomendado é:

  • 12 meses: 1ª dose da tríplice viral;
  • 15 meses: 2ª dose, junto com a varicela ou a tetraviral;
  • 1 a 29 anos: duas doses, com intervalo de 30 dias;
  • 30 a 59 anos: pelo menos uma dose;
  • Trabalhadores da saúde: duas doses, em qualquer idade.
Botão Voltar ao topo