Cidades

Seca grave atinge 49 municípios da Paraíba, aponta relatório da Aesa

Situação se agravou no sul do estado por causa da baixa precipitação e pode causar escassez de água e perdas na agricultura

O relatório do mês de julho da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) revelou que 49 municípios paraibanos estão em condição de seca grave. A informação foi divulgada no Boletim Mensal do Monitor de Secas, com base em dados de precipitação e indicadores climáticos dos últimos meses.

Segundo a Aesa, a seca grave é caracterizada por perdas prováveis em lavouras e pastagens, além de escassez generalizada de água. O boletim destaca que houve piora especialmente no sul do estado, onde os impactos da estiagem são de curto e longo prazo.

Municípios afetados:

Entre os municípios listados estão Patos, Sousa, Catolé do Rocha, Coremas, Pombal, São Bento e Conceição, além de diversas outras cidades da região do Sertão e Alto Sertão paraibano.

Lista completa dos 49 municípios em seca grave:

Aguiar, Aparecida, Areia de Baraúnas, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cacimba de Areia, Cajazeirinhas, Carrapateira, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Coremas, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Jericó, Lagoa, Lastro, Malta, Mato Grosso, Passagem, Patos, Paulista, Piancó, Poço de José de Moura, Pombal, Quixaba, Riacho dos Cavalos, Santa Cruz, Santa Teresinha, São Bentinho, São Bento, São Domingos, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José do Brejo do Cruz, Serra Grande, Sousa, Triunfo, Vieirópolis e Vista Serrana.

A Aesa segue monitorando a situação e poderá recomendar medidas emergenciais caso o quadro se agrave. A seca afeta diretamente o abastecimento de água, a produção agropecuária e a qualidade de vida das populações locais.

Botão Voltar ao topo