João Pessoa regulamenta novo sistema da Zona Azul com início educativo
Estacionamento rotativo terá tarifas, horários e permanência definidos por setor; cobrança começa em 15 dias
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/l/n/TzA7ZNTjaZqWu5jQ1aKQ/zonaazul.jpg)
A Prefeitura de João Pessoa publicou, nesta segunda-feira (11), um decreto que regulamenta os valores, horários, formas de pagamento e tempo de permanência no novo sistema de estacionamento rotativo da cidade, a Zona Azul. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e o novo modelo começa a funcionar de forma educativa já nesta terça-feira (12). A cobrança efetiva será iniciada dentro de 15 dias.
O sistema foi dividido em três áreas: Setor Comercial, Setor Orla e Edifício Garagem. As tarifas serão de R$ 3 por hora para carros e R$ 1,50 para motocicletas. O pagamento poderá ser feito por parquímetros, pontos de venda credenciados, site e aplicativo oficiais, com opções de pagamento via dinheiro, cartões (crédito/débito), cartão pré-pago (mifare) e Pix.
Funcionamento por setor
-
Setor Comercial: Segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Tempo máximo de permanência: 2 horas.
-
Setor Orla: Segunda a sábado, das 9h às 21h. Tempo máximo: 5 horas.
-
Edifício Garagem: Segunda a sábado, das 7h30 às 18h30, sem limite de permanência. A cobrança será proporcional ao tempo de uso.
Nos setores Comercial e Orla, será possível pagar por frações de 30 minutos, respeitando os limites máximos de permanência.
Isenções e reajustes
Estarão isentos da tarifa veículos oficiais (municipais, estaduais e federais), veículos de transporte coletivo em locais específicos, táxis cadastrados no município (em vagas reservadas), veículos de emergência e de carga/descarga nas áreas designadas.
A tarifa será reajustada anualmente com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba