Política

Carta política no ar: Ciro Nogueira nega palanque para Lula na Paraíba em 2026

Presidente do Progressistas contesta declaração da senadora Daniella Ribeiro sobre apoio de Lucas Ribeiro à reeleição de Lula

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, negou nesta terça-feira (12) que o partido já tenha definido apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, na Paraíba. A declaração foi dada durante entrevista à rádio CBN Paraíba, após a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) afirmar que o atual vice-governador Lucas Ribeiro, seu filho, daria palanque a Lula no estado.

“Essa questão ainda não está definida. Isso não é uma deliberação minha, mas, se depender de mim, não [haverá apoio a Lula]. Quem vai decidir é a convenção, não é uma decisão só do presidente do partido”, afirmou Ciro.

A fala rebate entrevista dada por Daniella Ribeiro ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, na noite anterior. Na ocasião, a senadora afirmou ter tratado do assunto com Ciro Nogueira e dito que “não há impedimento algum” para garantir palanque a Lula na Paraíba, como parte da construção da candidatura de Lucas Ribeiro ao governo estadual em 2026.

Segundo Daniella, o apoio à reeleição de Lula seria uma estratégia local, com aval informal da direção nacional: “Foi algo que Ciro sempre compreendeu, são as políticas locais”, declarou.

No entanto, a posição nacional do Progressistas e da Federação União Brasil–Progressistas ainda tende a se alinhar a uma candidatura da direita. Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, mantém proximidade com o ex-presidente e é considerado um de seus principais aliados no Congresso.

A controvérsia expõe o dilema interno do Progressistas entre estratégias regionais e alinhamentos nacionais, especialmente em estados como a Paraíba, onde o jogo sucessório já começou a se desenhar.

Botão Voltar ao topo