Política

Hugo Motta promete punições após mais de 30h de obstrução na Câmara: “O país deve estar acima de projetos pessoais”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na manhã desta quinta-feira (07) que providências serão tomadas ainda hoje em relação aos deputados que obstruíram os trabalhos do plenário por mais de 30 horas consecutivas. A declaração foi feita na chegada à Câmara, após uma das mais tensas sessões da atual legislatura.

“Vamos trazer de volta o ambiente do debate e da defesa de ideias. O diálogo prevaleceu”, disse Motta, que retomou a presidência da Casa na noite desta quarta-feira (06), depois de dois dias de protesto protagonizado por parlamentares da oposição.

A mobilização teve como pano de fundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em protesto, deputados da oposição ocuparam a Mesa Diretora e impediram a realização de sessões.

Durante a sessão de ontem, iniciada às 22h24 com mais de duas horas de atraso, Hugo Motta enfrentou resistência por parte dos parlamentares bolsonaristas. Ainda assim, conseguiu abrir os trabalhos e fazer um discurso direto:

“O País deve estar em primeiro lugar — e não projetos pessoais, eleitorais ou de poder”, declarou.

A oposição adotou diversas ações simbólicas para demonstrar repúdio à decisão do STF. Deputados usaram esparadrapos para cobrir a boca e os olhos em sinal de protesto. A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) levou sua filha de quatro meses ao plenário e chegou a se sentar na cadeira da presidência com a criança no colo. Já no Senado, alguns senadores se acorrentaram à Mesa Diretora, em ação coordenada com os protestos da Câmara.

Motta informou que a Diretoria-Geral da Câmara está levantando nomes, imagens e registros para avaliar quais deputados infringiram o Regimento Interno da Casa e, eventualmente, poderão ser suspensos ou advertidos. As primeiras decisões sobre eventuais punições devem ser divulgadas ainda nesta quinta-feira.

Botão Voltar ao topo