Campina Grande

Procon-CG e Energisa iniciam retirada de fios obsoletos em Campina Grande

Ação conjunta com empresas de telecomunicação busca reduzir riscos de acidentes e melhorar o visual urbano

Na manhã deste domingo (27), o Procon Municipal de Campina Grande deu início a uma ação de ordenamento dos fios instalados nos postes da cidade. Em parceria com a Energisa e cerca de 10 empresas de telecomunicações, a operação começou na rua Pedro Leal, ao lado do Instituto dos Cegos, onde foi constatado o acúmulo de cabos obsoletos.

O objetivo é remover a fiação inativa que representa riscos à segurança de pedestres, motoristas e animais, além de comprometer o fornecimento de energia e serviços de internet. A ação faz parte da campanha Fios Soltos, lançada em 2024, e vem sendo intensificada após diversas denúncias feitas por consumidores locais.

Segundo o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, a iniciativa visa à organização dos cabos de uso compartilhado nas vias públicas. “Estamos acompanhando de perto os planos de ação e reforçando a importância da retirada dos fios desativados para a segurança e qualidade de vida da população”, afirmou.

Além da rua Pedro Leal, outras vias estão no cronograma das próximas etapas da operação, incluindo a avenida Marechal Floriano Peixoto (próximo à Vila Sítio São João), a rua Barão do Abiaí, a rua Sebastião Donato (entorno do Parque do Povo) e a rua Prefeito Ernani Lauritzen.

A população pode colaborar com a campanha realizando denúncias por meio do aplicativo Campina com Você, na seção “Denúncia de Fios Soltos”, com envio de fotos e localização para facilitar o trabalho das equipes técnicas.

Botão Voltar ao topo