Ex-prefeito é preso na 2ª fase da Operação Cacimba Nova, que investiga plantação milionária de maconha no Sertão

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos, com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos, deflagrou nesta quinta-feira (17) a segunda fase da Operação Cacimba Nova, voltada ao desmantelamento de uma organização criminosa envolvida com o cultivo em larga escala de maconha no Sertão paraibano.
Entre os cinco presos está o ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia, apontado como chefe da organização criminosa. Ele já havia sido preso na primeira fase da operação, realizada em março deste ano, mas teve a prisão relaxada por questões processuais. Desta vez, com novas provas obtidas, a Justiça decretou sua prisão preventiva.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso investiu cerca de R$ 800 mil na compra da fazenda Cacimba Nova, no município de Várzea, além da aquisição de insumos agrícolas, contratação de mão de obra e instalação de sistema de irrigação para o cultivo da droga.
Em outubro de 2024, a Polícia destruiu um roçado de maconha na fazenda, que deu origem ao nome da operação. Na ocasião, diversos materiais utilizados no cultivo foram apreendidos.
Além do ex-prefeito, outras sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público da Paraíba por envolvimento na organização, incluindo responsáveis pela logística, financiamento e execução da atividade criminosa. Dois acusados seguem foragidos e são oriundos da região conhecida como Polígono da Maconha, em Floresta (PE).
As investigações continuam e a Polícia não descarta novas prisões.
Imagem: Portal Correio