Câmara aprova crédito de R$ 30 bilhões para o agronegócio com verba do pré-sal
Votação é vista como retaliação ao governo após veto a reajuste de deputados e decisão do STF sobre aumento do IOF
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (16) uma proposta que autoriza a liberação de até R$ 30 bilhões em crédito subsidiado para o agronegócio, com recursos provenientes do fundo social do pré-sal. A matéria, considerada uma pauta-bomba, foi aprovada por 346 votos a favor e 93 contra, e agora segue para análise do Senado Federal.
A votação ocorreu em um clima de tensão e tumulto, agravado pela reação de parlamentares às recentes decisões do Executivo e do Judiciário: o veto do presidente Lula ao aumento de salários de deputados e a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que restabeleceu a cobrança mais alta do IOF, revogada anteriormente pelo Congresso.
Clima de retaliação e apoio do setor rural
Segundo deputados do Centrão e governistas, ouvidos sob reserva, a aprovação foi uma resposta direta às ações do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em especial pela leitura de que o Legislativo teve sua autoridade confrontada. Já havia, no entanto, uma pressão crescente da bancada ruralista para que o projeto fosse votado.
Produtores rurais do Rio Grande do Sul, principais beneficiários da medida, comemoraram o resultado com parlamentares ainda no plenário da Casa.
A sessão foi considerada a última do semestre e teve vários itens em pauta, contribuindo para o clima tenso. Apesar disso, a aprovação do crédito bilionário foi o destaque da noite, revelando o desgaste nas relações entre os Três Poderes.