Campina Grande

Defesa Civil de Campina Grande monitora chuvas e reforça ações preventivas na cidade

As chuvas registradas nos últimos dias em Campina Grande mobilizaram a Defesa Civil Municipal, que segue monitorando as áreas de risco para evitar transtornos à população. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves, e o escoamento das águas pluviais tem funcionado adequadamente.

Segundo Brayner Neiva, gerente de operações da Defesa Civil, o órgão realiza fiscalizações, orientações à população e atua de forma integrada com a Sesuma e o Corpo de Bombeiros em casos emergenciais. “Se for necessário desentupir bueiros, abrir valas ou realizar ações de urgência, os parceiros são acionados de imediato”, explicou.

A cidade possui cerca de 50 pontos críticos de alagamento, mas nenhum apresentou problemas recentes, mesmo com as chuvas. Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 48 horas até as 17h da sexta-feira (11), a média pluviométrica em Campina Grande foi de 12 mm, com maior índice registrado no bairro Jardim Paulistano (17 mm).

Orientações à população

Com a previsão de mais chuvas intercaladas com períodos de tempo seco, a Defesa Civil recomenda:

  • Evitar transitar em áreas alagadas;
  • Manter calhas e ralos limpos;
  • Observar rachaduras em paredes e inclinação de postes ou árvores;
  • Acompanhar alertas meteorológicos;
  • Acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, (83) 3330-0968 ou via WhatsApp (83) 99819-9079.

A previsão do tempo para os próximos dias é de céu nublado a parcialmente nublado, com temperaturas entre 19°C e 25°C.

Botão Voltar ao topo