Campina Grande prepara novos projetos para fortalecer zona rural, anuncia secretário de Agricultura

Durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS-CG), realizada nesta semana no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Compartimento da Borborema, o secretário de Agricultura de Campina Grande, Kleyber Nóbrega, apresentou novos projetos voltados para o fortalecimento das comunidades rurais do município. As ações devem ser oficialmente anunciadas nos próximos dias pelo prefeito Bruno Cunha Lima.
Segundo o secretário, os últimos quatro meses foram marcados por intensa atuação da Secretaria de Agricultura (SEAGRI) na recuperação de estradas vicinais afetadas pelas chuvas, garantindo mais segurança e mobilidade para os moradores da zona rural, além de assegurar o tráfego de ônibus escolares e ambulâncias. Também foi destacado o serviço de corte de terra, executado em todos os distritos rurais para os agricultores que solicitaram.
Entre os novos projetos em fase de implantação estão o incentivo à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão para produção de mel e derivados) e à piscicultura (criação de peixes em tanques de rede e açudes). As ações estão sendo desenvolvidas pelo Departamento de Zooagro da SEAGRI, sob supervisão da professora e zootecnista Carmem Carneiro, que coordena a capacitação técnica de servidores da secretaria em áreas como agronomia e veterinária.
O encontro contou ainda com a participação do secretário adjunto Joseildo Alves (“Galego do Leite”), representantes da EMPAER, CENTRAC, técnicos da SEAGRI e líderes rurais dos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé. A reunião foi presidida pelo professor Rubem Alves da Silva, presidente do CMDRS-CG, que anunciou como próxima meta a efetivação do Banco de Sementes, já aprovado por Lei Municipal no fim de 2024.
De acordo com Kleyber Nóbrega, os projetos reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável da zona rural, por meio de investimentos em infraestrutura, capacitação técnica e apoio direto à produção local.