São João 2025 na Paraíba tem recorde de segurança e redução de crimes
Operação da Secretaria de Segurança cobre quase 2 mil eventos juninos, reduz CVLIs e amplia uso de tecnologia como reconhecimento facial

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) encerrou, na madrugada desta segunda-feira (7), a Operação São João 2025, celebrando resultados expressivos no combate à criminalidade e na garantia de segurança durante os 38 dias de festividades juninas no estado. Ao todo, 1.979 eventos foram cobertos por forças de segurança em 187 municípios paraibanos — um aumento de 30% em relação a 2024.
Entre os destaques, está a redução de 6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no primeiro semestre do ano, com 499 registros contra 531 no mesmo período de 2024. Mais significativo ainda foi o registro zero de CVLIs nas áreas dos eventos juninos, graças a uma atuação baseada em inteligência policial, prevenção, integração entre órgãos e uso intensivo de tecnologia.
Centros Integrados e reconhecimento facial
Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) de João Pessoa, Campina Grande e Patos foram essenciais para o monitoramento em tempo real das principais áreas de concentração de público. A tecnologia de reconhecimento facial identificou e permitiu a prisão de 53 pessoas com mandados em aberto ou que descumpriam medidas penais.
Em Campina Grande, durante o “Maior São João do Mundo”, o CICC da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp) foi responsável por 28 prisões com apoio do reconhecimento facial — um aumento de 27,2% em relação ao ano anterior. Os casos incluíram quebra de regime, descumprimento de medidas cautelares e mandados de prisão.
Atuação ampla das forças de segurança
-
Polícia Militar: Realizou 86.683 abordagens a pessoas e 53.809 a veículos em todo o estado, com 2.290 prisões e recuperação de 238 veículos roubados ou furtados. Foram retiradas 340 armas de fogo de circulação e apreendidos 99 kg de drogas.
-
Polícia Civil: Registrou 22.509 boletins de ocorrência, instaurou 1.936 inquéritos e lavrou 1.006 flagrantes. Também recuperou 1.037 celulares, sendo 476 apenas em Campina Grande.
-
Instituto de Polícia Científica (IPC): Realizou 603 exames periciais entre os dias 19 e 24 de junho, incluindo 327 exames de lesão corporal e 80 toxicológicos, contribuindo com a agilidade nas investigações.
-
Corpo de Bombeiros Militar: Atendeu a 3.977 ocorrências em todo o estado, incluindo 688 vistorias técnicas e 806 consultas preventivas. Só no Parque do Povo, foram 1.579 atendimentos — alta de 79,8% em relação ao ano anterior.
-
Detran-PB: Realizou 1.688 testes de alcoolemia, com 132 autuações por embriaguez ao volante. Também abordou 1.623 veículos em blitzen e removeu 39 por infrações.
-
Grupamento Tático Aéreo (GTA): Com os helicópteros Acauã 1 e 2, realizou 64 operações aéreas em áreas como Campina Grande, Cabaceiras e Patos, reforçando a vigilância e resposta rápida a incidentes.
Compromisso com a vida
O secretário Jean Nunes destacou que os resultados refletem o planejamento estratégico e a integração das forças. “É uma segurança baseada em dados, tecnologia e cooperação entre os órgãos. A atuação com as secretarias de Turismo, Cultura, Saúde e Administração Penitenciária também reforçou a presença do Estado em todos os aspectos da festa”, disse.
A Operação São João 2025 reafirma o modelo de segurança pública da Paraíba como referência nacional em grandes eventos, aliando inovação tecnológica, integração e foco na preservação da vida.