Paraíba

Turismo internacional na Paraíba cresce 22,3% em 2025 e reforça ascensão do estado como destino global

A Paraíba segue consolidando sua presença no mapa internacional do turismo. Segundo dados divulgados pela Embratur, o número de turistas estrangeiros que escolheram o estado como destino cresceu 22,3% até maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. As informações foram coletadas por meio da plataforma internacional ForwardKeys, especializada no monitoramento global de reservas de passagens aéreas.

Os países que mais contribuíram para esse avanço foram Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Paraguai e Alemanha, o que demonstra o fortalecimento da Paraíba como um dos destinos mais promissores do Nordeste brasileiro.

Apesar de em 2019 o estado ter recebido apenas 0,5% dos turistas internacionais que visitaram o Brasil — o que representava cerca de 31 mil visitantes —, os números atuais mostram uma mudança significativa de cenário.

De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a presença ativa do estado em feiras internacionais tem sido um diferencial para o crescimento do turismo. “Tivemos recentemente o lançamento do Plano Brasis, mais um passo estratégico para consolidar o processo de internacionalização, especialmente com o avanço do Polo Turístico Cabo Branco, que em breve será um dos principais atrativos do país”, afirmou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, avalia que o desempenho de 2025 aponta para uma tendência de crescimento contínuo. Ela atribui isso aos investimentos em infraestrutura, ações de divulgação e valorização dos atrativos culturais e naturais do estado.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enxerga na Paraíba um exemplo positivo do trabalho de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. “O Brasil vem colhendo os frutos da promoção internacional iniciada em 2023. Com o esforço da Paraíba em se preparar cada vez melhor para receber visitantes de todo o mundo, esse crescimento tende a se ampliar ainda mais. Ganha o país, ganha o estado e, principalmente, ganha quem vive aqui, com mais emprego, renda e desenvolvimento”, destacou.

Com o cenário favorável e uma política pública consistente, a Paraíba caminha para se tornar um dos principais destinos turísticos não apenas do Brasil, mas da América Latina.

Botão Voltar ao topo