Nova Tarifa Social de Energia pode beneficiar mais de 2,2 milhões de paraibanos a partir de julho

Mais de 2,22 milhões de paraibanos — 53,58% da população do estado — poderão se beneficiar das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica a partir de 5 de julho, conforme estabelece a Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelas novas regras, famílias que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês terão gratuidade total na conta de energia. Caso o consumo ultrapasse esse limite, será cobrada apenas a diferença.
Na Paraíba, mais de 634,5 mil unidades consumidoras se enquadram no benefício. Nacionalmente, a medida tem potencial para alcançar 17,39 milhões de famílias — cerca de 60 milhões de pessoas.
A Região Nordeste lidera em número de beneficiários, com 7,75 milhões de famílias (27,1 milhões de pessoas), seguida por Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
Entre os estados, São Paulo lidera, com 2,41 milhões de famílias beneficiadas, seguido por Bahia, Rio de Janeiro e Ceará.
Quem tem direito:
- Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo;
- Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Famílias com renda de até três salários-mínimos que tenham membros com doenças ou deficiências que exigem uso contínuo de aparelhos elétricos.
Como solicitar:
O desconto será concedido automaticamente às famílias que atendem aos critérios. Não é necessário solicitar à distribuidora — basta que o responsável pelo contrato de energia esteja devidamente cadastrado nos programas de governo.