Campina Grande oferece roteiros culturais imperdíveis durante O Maior São João do Mundo
Museu do Algodão e Museu Histórico são paradas obrigatórias para quem quer conhecer a história da cidade

Além do tradicional forró e das festas juninas, Campina Grande convida moradores e turistas a mergulharem em sua rica história por meio de dois importantes espaços culturais: o Museu do Algodão e o Museu Histórico de Campina Grande. Ambos são geridos pela Prefeitura, via Secretaria de Cultura, e estão com programação especial durante o período do São João.
Localizado na antiga Estação Ferroviária, o Museu do Algodão resgata o ciclo econômico que marcou a cidade como a capital do “Ouro Branco”. Com acervo de objetos, fotografias, maquinários e documentos, o espaço funciona com horário estendido até 28 de junho, de terça a sábado, das 8h às 16h. A partir de 1º de julho, o funcionamento volta ao horário habitual.
Já o Museu Histórico de Campina Grande, situado no Centro, ocupa um prédio histórico que já foi cadeia pública e Câmara Municipal. O acervo inclui memórias dos ciclos econômicos locais, exposições sobre povos originários, a modernização da cidade e arte sacra popular. Destaque para a exposição permanente de maquetes de prédios históricos da cidade, resultado de parceria com a UFCG. O museu abre de terça a sexta, das 8h às 13h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.
Para quem estiver na cidade durante as festas, a visita a esses museus é uma ótima oportunidade para conhecer a identidade cultural e histórica da Rainha da Borborema.
Endereços e horários:
-
Museu do Algodão
Antiga Estação Ferroviária
Terça a sábado, 8h às 16h (até 28/06)
A partir de 01/07: terça a sexta, 8h às 13h; sábados, 8h ao meio-dia -
Museu Histórico de Campina Grande
Av. Mal. Floriano Peixoto, 825 – Centro
Terça a sexta, 8h às 13h; sábados, 8h ao meio-dia