Campina Grande

Campina Grande lança Espaço 4.0 com cursos gratuitos para jovens em tecnologia

Projeto oferece capacitação em manutenção de computadores, celulares e impressão 3D para jovens de baixa renda; inscrições vão até sexta-feira (30)

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), anunciou a implantação do Espaço 4.0, um programa voltado para inclusão digital, capacitação profissional e geração de renda para jovens. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude e será inaugurada em junho.

As inscrições estão abertas desta segunda-feira (26) até a sexta-feira (30), e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/NZgwkbGgyJ9AYpV77. A lista dos selecionados será divulgada no dia 6 de junho, e as aulas têm início marcado para o dia 9 de junho.

Capacitação gratuita e moderna

O programa vai oferecer três cursos profissionalizantes:

  • Mantenedor e reparador de microcomputadores

  • Mantenedor e reparador de dispositivos móveis

  • Prototipagem e impressão 3D

As turmas funcionarão nos três turnos (manhã, tarde e noite), com 8 alunos por turma, totalizando 72 vagas. Os critérios para participação incluem:

  • Idade entre 15 e 29 anos

  • Ensino Fundamental completo

  • Renda per capita de até 1,5 salário mínimo

Investimento e estrutura

Com um investimento de R$ 400 mil, o Espaço 4.0 contará com um moderno laboratório de tecnologia equipado com notebooks, impressoras 3D, tablets e kits de ferramentas. O espaço físico das aulas será o Parque da Criança, com suporte de professores e técnicos disponibilizados pela prefeitura.

Impacto e visão de futuro

O coordenador do projeto, Eduardo Lima, destacou que tudo está pronto para a implantação do programa, que deve impactar positivamente a juventude campinense, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.

Já o secretário municipal de Esportes, Ronaldo Neto, reforçou que o Espaço 4.0 é apenas uma das ações voltadas à juventude. “Esse jovem vai desenvolver competências, encontrar oportunidade no mercado e melhorar sua vida e a de seus familiares”, afirmou.

O projeto se soma ao já existente Pequeninos Teens, ampliando o leque de ações da gestão municipal voltadas ao desenvolvimento e inclusão dos jovens campinenses.

Botão Voltar ao topo