Procon de Campina Grande realiza palestra com comerciantes sobre boas práticas no São João
Iniciativa orientou barraqueiros e donos de restaurantes do Parque do Povo sobre direitos do consumidor e regras legais durante os festejos juninos

O Procon Municipal de Campina Grande promoveu, na tarde desta sexta-feira (23), uma palestra educativa voltada aos comerciantes que atuarão no Parque do Povo durante O Maior São João do Mundo 2025. O evento aconteceu no auditório do SindCampina (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação) e reuniu barraqueiros e donos de restaurantes que atuarão no evento, que acontece entre os dias 30 de maio e 6 de julho.
A apresentação foi conduzida pelo assessor jurídico do Procon, Aldo Gaudêncio, a convite do presidente do sindicato, Divaildo Bartolomeu. O objetivo foi orientar os comerciantes sobre os direitos dos consumidores, esclarecer dúvidas e reforçar práticas legais e éticas nas relações de consumo.
Entre os pontos abordados, destaque para:
- Obrigatoriedade de manter exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no local;
- Exibição visível do número de contato do Procon (Disque 151);
- Clareza nas formas de pagamento aceitas, especialmente a proibição de recusa ao pagamento em dinheiro vivo.
“É importante esclarecer que os comerciantes podem escolher quais meios de pagamento aceitam, fora o dinheiro em espécie, desde que essa informação esteja visível e clara antes do consumo”, reforçou Aldo Gaudêncio.
Durante o encontro, foram distribuídos exemplares atualizados do CDC e adesivos com o número do Procon, que deverão ser fixados nos pontos de venda, promovendo o acesso à informação para os consumidores.
Segundo a organização d’O Maior São João do Mundo, a expectativa é de receber mais de 73 mil pessoas por dia, o que reforça a necessidade de atendimento qualificado e respeito ao consumidor.
“Assim como os comerciantes se preparam para esse grande movimento, o Procon também vai ampliar seu atendimento, com novos pontos de orientação e fiscalização no Parque do Povo”, afirmou Waldeny Santana, coordenador do Procon Municipal.
A ação reforça o compromisso com a legalidade, a segurança e a qualidade no atendimento ao consumidor, em um dos eventos mais importantes do calendário turístico e econômico do estado.