Sargento Neto participa de ato pró-anistia na Paulista e pressiona Hugo Motta: “Congresso tem dever de pautar a matéria”
Parlamentar paraibano se une a multidão em São Paulo e reforça críticas ao Judiciário, pedindo urgência na votação do projeto que anistia envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

O deputado estadual Sargento Neto (PL-PB) marcou presença neste domingo (6) no ato pró-anistia realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, de parlamentares conservadores e milhares de manifestantes vindos de várias partes do país, o deputado reforçou o apelo para que a Câmara dos Deputados vote com urgência o projeto que concede anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Durante a mobilização, os participantes concentraram sua pressão sobre o presidente da Câmara, o também paraibano Hugo Motta (Republicanos), que recuou recentemente em sua disposição de pautar o projeto. “A única forma de combater os excessos extremos que têm sido praticados pelo Judiciário, em um processo que é político e antijurídico, será através da anistia. E o Congresso Nacional, enquanto instância de representação da vontade popular, tem esse dever de pautar a matéria”, afirmou Sargento Neto.
O parlamentar também destacou o simbolismo do ato deste domingo. “Mesmo com toda a perseguição, os brasileiros vão às ruas para mostrar seu apoio à liberdade, ao Estado democrático de direito, à agenda da proteção aos valores da família”, disse.
Nos bastidores de Brasília, a pressão continua. Apesar da recomendação de Hugo Motta para que líderes partidários não assinassem o pedido de urgência, a oposição mudou de estratégia e passou a recolher assinaturas diretamente com os deputados. Até o final de semana, mais de 190 já haviam sido registradas — das 257 necessárias para forçar a apreciação imediata da proposta.