Campina Grande

Campina Grande é pioneira na Paraíba em capacitação para planejamento urbano na perspectiva da primeira infância

No Nordeste, apenas Pernambuco, Ceará, Sergipe, Piauí e Bahia tinham participação e ações concretas desenvolvidas. Agora, Campina Grande se coloca como a primeira cidade da Paraíba a aderir ao projeto.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan) e da Educação (Seduc), foi selecionada para participar da capacitação internacional Urban95, uma iniciativa global da Fundação Van Leer que visa incluir a perspectiva da primeira infância e dos cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços.

Por meio dessa participação, Campina Grande se torna a cidade pioneira na Paraíba em planejamento urbano, em estratégias de mobilidade, programas e serviços oferecidos na perspectiva de bebês, cuidadores e crianças de até 3 anos de idade, ou até 95 centímetros de altura.

No Brasil, apenas 28 municípios fazem parte da Rede Urban95 e, no Nordeste, apenas os estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Piauí e Bahia tinham participação e ações concretas desenvolvidas. Agora, Campina Grande se coloca como a primeira cidade da Paraíba a aderir ao projeto.

A Urban95 visa incorporar as lentes da primeira infância (0 até 6 anos) na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos de vida dos cidadãos. Em contrapartida, a entidade oferece suporte ao Município na reformulação de estratégias de governança, políticas públicas, alocações orçamentárias, compartilhamento de conhecimento e treinamento, visando uma abordagem integrada de todos os setores, unindo o aprimoramento dos espaços urbanos e a prestação de serviços.

Para a arquiteta e urbanista da Seplan, Beatriz Souza, participante da capacitação, a iniciativa é importante porque amplia e agrega conhecimento em relação às necessidades de planejar a cidade sob a perspectiva dos bebês e crianças, visando uma cidade mais acessível e inclusiva.

“A ação que estamos planejando nesta capacitação, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, é, inicialmente, a criação de praças específicas para o público alvo do programa, que sejam próximas às escolas da rede municipal, levando em consideração as necessidades destas crianças. A Seduc nos fornece os dados da primeira infância e das famílias, para atuarmos nas necessidades desse público, para juntos, desenvolvermos estratégias e políticas públicas baseadas na metodologia da Urban95”, declarou.

O secretário executivo de Planejamento, Túlio Duda Paz, destacou que o programa reforça e aprimora a visão de cidade que já está sendo planejada na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, garantindo espaços urbanos acessíveis e inclusivos às famílias. Um exemplo é o Parque Evaldo Cruz, que foi devolvido à cidade e que está voltado à interação social, ao esporte, lazer, promoção de saúde e com usos exclusivos a crianças e pets.

“Desde o início da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima temos pensado em uma cidade mais acessível e inclusiva para todas as pessoas. E aí, quando pensamos na perspectiva das crianças, estamos pensando num ambiente mais seguro. Esse olhar que temos tido para desenvolver espaços públicos voltados às famílias e à primeira infância, tem sido uma orientação da primeira dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, e do prefeito Bruno. Os projetos desenvolvidos visam ao bem estar e a qualidade de vida, tornando Campina Grande uma cidade contemporânea, seguindo os melhores exemplos de planejamento urbano do mundo”, disse Túlio.

A Urban95 está organizada em quatro eixos estruturantes

Tomada de decisões com base em dados: visa a coleta de dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores, para usá-los no intuito de melhorar a alocação de recursos e facilitar a coordenação entre os diferentes setores.

Espaços públicos e a natureza: visa transformar os espaços físicos existentes em lugares onde as crianças pequenas brinquem sem perigo e explorem a natureza.

Mobilidade para família: permitindo que cuidadores e crianças pequenas possam caminhar ou andar de bicicleta até serviços de saúde e creches, assim como a lugares onde seja possível brincar sem perigo.

Utilização de serviços: Apoiando programas e políticas que informem os pais e cuidadores sobre o desenvolvimento da primeira infância e compartilhem estratégias e boas práticas para o desenvolvimento infantil.

Codecom

Botão Voltar ao topo