Campina Grande

CAMPINA GRANDE REGISTRA CRESCIMENTO NA ATENÇÃO À SAÚDE

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana os resultados do último quadrimestre de 2024 do ranking do Previne Brasil, e Campina Grande da 212ª para a 207ª posição no estado da Paraíba, o avanço vem pela terceira vez consecutiva

De acordo com a PMCG, a melhora nos resultados se deve à expansão da Atenção Primária à Saúde, que agora cobre 100% do território municipal. O número de equipes da Estratégia de Saúde da Família cresceu de 121 para 203 ao longo de 2024. Os procedimentos realizados na Atenção Básica – como exames e consultas – saltaram de 450 mil para 706 mil. O número de cidadãos cadastrados e atendidos também subiu de 317.108 para 355.651, um acréscimo de mais de 38 mil usuários.

João Pessoa e Bayeux apresentaram os piores desempenhos do estado, ocupando as últimas colocações no ranking. João Pessoa ficou na 222ª posição, com um índice de 4,61, enquanto Bayeux teve o pior desempenho do estado, com um índice de apenas 3,88.

O programa Previne Brasil avalia indicadores como a realização de consultas de pré-natal, a prevenção e testagem de sifilis e HiV na gestação, o tratamento de saude bucal durante a gravidez, a cobertura de exames citopatológicos, a vacinação contra poliomielite e pentavalente, além do monitoramento de hipertensão e diabetes.

Botão Voltar ao topo