🌧️ Inmet renova alerta de chuvas para João Pessoa e mais 25 municípios do Litoral da Paraíba
Aviso de perigo potencial segue até às 10h desta terça-feira; acumulados já passam dos 80 mm em bairros da capital e de Bayeux
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/w/a/A5nJhxTZOGXlLpqgBBvw/inmet-28-07.jpg)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou nesta segunda-feira (28) o alerta amarelo de perigo potencial para acumulado de chuvas em João Pessoa e outros 25 municípios do Litoral da Paraíba. O aviso segue válido até às 10h desta terça-feira (29).
A região já havia recebido um alerta semelhante no domingo (27), e em paralelo, algumas áreas estavam também sob alerta laranja, de maior gravidade, até a manhã desta segunda-feira.
📊 Acumulados elevados
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as últimas 24 horas registraram volumes expressivos de precipitação, especialmente em bairros de João Pessoa e Bayeux:
-
Cuiá (JP): 85 mm
-
Grotão (JP): 81 mm
-
Ilha do Bispo (JP) e São Bento (Bayeux): 79 mm
-
Manaíra (JP): 66,8 mm
-
Alto da Boa Vista (Bayeux): 67 mm
De acordo com o Inmet, as chuvas previstas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. Há risco baixo de alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções de energia e descargas elétricas.
🛑 Recomendações de segurança
A população deve adotar medidas de precaução:
-
Evitar se abrigar sob árvores ou estacionar próximo a torres e placas;
-
Não usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante a chuva;
-
Observar sinais de instabilidade em encostas;
-
Em caso de inundação, proteger pertences com sacos plásticos;
-
Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se necessário.
📞 Emergências devem ser comunicadas à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).
📍 Municípios sob alerta amarelo de chuvas:
Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.
Foto: Reprodução/Inmet